Certificação V-Label para diferenciar produtos vegetarianos ou veganos

Cada vez mais consumidores escolhem produtos vegetarianos ou veganos, pelas mais diversas razões, desde ambientais, de saúde, religiosas ou éticas. Este mercado tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, com mais de 3.500 empresas a confiarem no selo V-Label e mais de 45.000 produtos a ostentarem o selo até 2021.

A APCER é uma das entidades habilitadas pela Associação Vegetariana Portuguesa para realizar auditorias para certificação V-Label em Portugal.

26 Set. 2022

Medronhalva® Lda. | Primeira certificação internacional de aguardente de medronho

APCER -  A Medronhalva é uma micro empresa familiar. O que vos levou à produção de medronho e de destilados, como a aguardente de medronho?

MEDRONHALVA - A Medronhalva é uma pequena empresa familiar que está focada na valorização do medronheiro e do medronho, bem como de outros produtos do território onde exerce a sua ação: as Terras de Mondalva. Naturalmente que a aguardente de medronho é um dos produtos que mais se associa a este fruto vermelho e, como tal, não podíamos deixar de produzir a nossa aguardente de medronho em parceria com a Destilaria Caratão e a Unimadeiras S.A.. O medronho em fresco é um produto inovador que estamos em crer que venha ocupar um lugar de relevo no universo dos frutos vermelhos frescos, autóctones e sazonais. Quem os consome será um privilegiado.

APCER - Qual o papel que o medronho pode ter na economia e sustentabilidade da floresta e para o Vale do Alva em particular?

MEDRONHALVA - O medronheiro é uma espécie mediterrânica muito abundante no nosso território, nomeadamente no vale do rio Alva, nomeadamente a partir do concelho de Seia (já próximo da nascente), até à foz, no concelho de Penacova. Como tal, a valorização desta espécie arbustiva através da sua plantação ordenada e da excelência dos produtos que dela derivam, poderá trazer um rendimento acrescentado aos proprietários destes territórios rurais, assegurando-se a sua sustentabilidade ambiental, social e económica.

APCER - O medronho é mais um superfruto? Quais as principais vantagens?

MEDRONHALVA - O medronho é um fruto que tem cativado o interesse de várias universidades e centros de investigação, nomeadamente na descoberta das suas propriedades nutritivas e os benefícios para a saúde humana. O Departamento de Quimica da Universidade de Aveiro, entre outras entidades, tem desenvolvido várias investigações que já permitiram concluir que o consumo de medronho em fresco, muito rico em antioxidantes, pode evitar os radicais livres que são responsáveis por doenças como o cancro e ajudam a controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos.

APCER - Porquê o FSC?

MEDRONHALVA - O FSC, para além de ser uma norma internacional de grande cobertura e projeção é, hoje em dia, um selo cada vez mais reconhecido pelos consumidores, associando-o a produtos de qualidade, cujo consumo está a contribuir para a sustentabilidade dos territórios de onde são provenientes.

APCER - O que destacam na parceria com a APCER para certificação da cadeia e custódia?

MEDRONHALVA - Para além de ter aceitado este desafio desde o primeiro segundo, a APCER foi extremamente profissional e independente em todo este processo, conferindo rigor, exigência e também pedagogia a uma estratégia inovadora que a Medronhalva definiu desde o início da sua atividade: trazer valor acrescentado a todos os seus produtos, através da certificação e de múltiplas abordagens territoriais sustentáveis.

Carlos Fonseca
Sócio-Fundador