Certificação V-Label para diferenciar produtos vegetarianos ou veganos

Cada vez mais consumidores escolhem produtos vegetarianos ou veganos, pelas mais diversas razões, desde ambientais, de saúde, religiosas ou éticas. Este mercado tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, com mais de 3.500 empresas a confiarem no selo V-Label e mais de 45.000 produtos a ostentarem o selo até 2021.

A APCER é uma das entidades habilitadas pela Associação Vegetariana Portuguesa para realizar auditorias para certificação V-Label em Portugal.

12 Set. 2022

A importância da Segurança dos Alimentos

Uma alimentação segura é essencial para a vida, saúde e bem-estar, e fundamental para a promoção da Saúde Pública. É de extrema importância assegurar a disponibilização e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade.

A expressão “Segurança dos Alimentos” refere-se à qualidade do alimento, ou seja, à garantia de que este não causará nenhum efeito adverso no consumidor após o consumo. Para garantir que os alimentos são seguros, de qualidade e livres de contaminantes químicos, físicos e biológicos, é necessário controlar todo o caminho percorrido pelo alimento, desde a manipulação do produto até à preparação e consumo.

Assim, a principal preocupação das indústrias é fornecer alimentos seguros aos seus consumidores, pelo que devem ser cumpridos requisitos de produção e controlo de qualidade. Fazem parte das medidas de segurança dos alimentos, cuidados de higiene, seleção da matéria-prima, condições adequadas de manipulação dos alimentos, técnicas de produção, embalagens corretas para cada produto, temperaturas adequadas à produção e armazenamento, e controlo de pragas.

Existem ferramentas, reconhecidas mundialmente, que ajudam as empresas a fornecerem produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, e de clientes, relacionados com a segurança dos alimentos. São exemplos o HACCP do Codex Alimentarius e a ISO 22000, cujo enfoque é a segurança dos alimentos em todas as etapas da cadeia de fornecimento.

O Codex Alimentarius é um sistema preventivo de controlo da segurança dos alimentos, aplicável em qualquer fase da cadeia alimentar, desde a produção primária ao consumidor final, definindo as condições de higiene necessárias para a produção de alimentos seguros e adequados ao consumo, bem como a definição da metodologia Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos (HACCP) e Orientações para a sua Aplicação.

Já a ISO 22000, que se baseia nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos, requer a implementação de um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros, para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, bem como os dos clientes, relacionados com a segurança alimentar.

A implementação de práticas que visam a segurança dos alimentos é estratégica para as organizações do setor alimentar, uma vez que é essencial para o negócio que os alimentos não ofereçam nenhum risco de contaminação a quem os consome. Para além do aumento da confiança dos clientes e consumidores, pela adoção de padrões elevados de conformidade alimentar, as organizações conseguem, ainda otimizar a gestão dos recursos e melhorar a eficiência na produção de alimentos seguros.

A APCER, com o propósito cuidar da sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas, disponibiliza soluções eficazes para as organizações da fileira alimentar e profissionais da área. Ajudamos a sua organização a diferenciar-se da concorrência, através do desenvolvimento de competências internas e da realização de auditorias de certificação, com o objetivo de garantir níveis elevados de segurança dos alimentos, criando, assim uma maior confiança por parte dos consumidores.

Tiago Mimoso
International Market Coordinator | EMEA | APCER