13ª Edição da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde

A 13ª edição decorrerá no ano letivo 2022/2023. Esta pós-graduação foi desenvolvida pela Universidade Católica Portuguesa em parceria com a APCER com o objetivo de formar profissionais que atendam às necessidades das unidades de saúde em matéria da gestão da qualidade, além de potenciar a investigação nesta área.

20 Jun. 2022

Testemunho Glintt | Certificação ISO 13485 do Sistema de Gestão da Qualidade - Dispositivos Médicos

Os desafios de reconhecer a evolução tecnológica das nossas soluções hospitalares, enquanto dispositivos médicos, e a análise de risco extravasando o cliente e considerando os impactos no paciente, passando por todas as questões de desempenho e segurança do software, foram os aspetos mais marcantes desta certificação.

A Glintt implementou um Sistema de Gestão de Dispositivos Médicos que se encontra certificado, segundo o referencial NP EN ISO 13485:2017, para a empresa Glintt HS – Healthcare Solutions, S.A., nos âmbitos de conceção, desenvolvimento, atualização, comercialização, fornecimento de serviços e suporte, incluindo instalação dos Módulos de Calculadoras e Alarmística para o Globalcare e Módulo de Calculadoras e Alarmística para o Viewer.
Esta nova certificação representa uma vantagem competitiva para a Glintt e uma mais-valia para os nossos produtos, na medida em que é um facilitador na adoção do novo regulamento dos Dispositivos Médicos. Desta forma, conseguimos incrementar a confiança nas nossas soluções e permitir junto dos nossos clientes:

• Melhorias para manter a adequação e eficácia do sistema de gestão da qualidade e dos seus processos;
  • Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente;
  • Mudanças necessárias para responder aos requisitos regulamentares novos ou revisados aplicáveis.

Após ter sido obtida a certificação, as equipas da Healthcare Solutions da Glintt alcançaram um novo patamar na forma como utilizar os processos e assegurar uma evolução construtiva dos mesmos. Um exemplo disso é a nossa solução Viewer.

Desenvolvida em co parceria com profissionais de Saúde, o Viewer é uma plataforma inovadora que está centrada na agregação e na análise de dados, com o objetivo de maximizar o desempenho e simplificar a vida de todos os envolvidos no ambiente hospitalar, agregando e vinculando as informações que estão dispersas em múltiplas plataformas.

O Viewer disponibiliza uma visão rápida e integrada do utente, investindo no cuidado, na prevenção da doença e no bem-estar. A solução tem como base três grandes focos, que prometem facilitar o dia a dia e acompanhar o profissional de saúde, transformando a informação em conhecimento: mobilidade, informação certa no momento certo e apoio à decisão clínica.

A criação desta nova solução surge da necessidade de colmatar uma lacuna que existia no acesso à informação relevante dos pacientes, por parte dos profissionais de saúde. Neste sentido, o Viewer foi pensado e construído, juntamente com este público, para dar resposta a essa mesma necessidade. A solução acompanha os profissionais de saúde e fornece todas as informações relevantes ao longo do percurso clínico do doente, possibilitando uma abordagem focada e consolidando a informação crucial para o profissional, no momento certo e no local certo.

De acordo com Filipa Fixe, Administrativa Executiva da Glintt, “para a Glintt, uma multinacional tecnológica com mais de 20 anos de experiência com provas dadas na área da saúde, é fulcral continuar a evoluir e a reinventar-se. Os cuidados de saúde estão a evoluir e nós queremos fazer parte desta evolução, mas só o conseguiremos fazer se combinarmos estratégia com tecnologia e investigação dos utilizadores, de modo a proporcionarmos novas abordagens aos nossos Clientes e Parceiros e – muito importante - em co-criação com eles. Queremos facilitar a viagem dos profissionais de saúde no seu dia-a-dia e a do cidadão na gestão da sua saúde”.
Assim, a criação desta solução irá permitir aos profissionais de saúde o seguinte:

• Maior Mobilidade: Nos sistemas tradicionais de gestão de informação clínica, disponíveis nas unidades de saúde, existe a necessidade de recorrer a computadores tradicionais, “longe do utente” para avaliar a sua situação clínica e solicitar novos meios de diagnóstico. A transcrição da informação de registos em papel para formatos eletrónicos consome tempo e pode adicionar fontes de erro ao ato médico. Dotar os profissionais de saúde dos meios tecnológicos necessários para identificar a situação do utente e tomar decisões de forma informada, junto à cama do mesmo, pode agilizar os cuidados de saúde e facilitar o dia-a-dia destes profissionais.
  • Informação Certa no Momento Certo: Os sistemas tradicionais são “depósitos de informação” que disponibilizam aos profissionais de saúde informação histórica dos utentes de forma dispersa e não filtrada. Os profissionais têm que navegar constantemente entre grandes quantidades de informação, que podem ser relevantes ou não para o caso que estão a avaliar, perdendo tempo e, por vezes, também dados importantes. A possibilidade de aceder à informação relevante previamente filtrada para o caso particular, no momento certo, é uma mais-valia para agilizar o diagnóstico e o tratamento mais adequado para o utente. Integrar, agregar e consolidar a informação, e conseguir apresentar de forma filtrada os dados relevantes para o profissional no momento certo, pode simplificar o seu dia-a-dia. No entanto, é igualmente importante garantir caminhos rápidos para as áreas de processo clínico a utilizar. Por outro lado, a customização individual do processo vem poupar tempo ao profissional de saúde, garantir a segurança e evitar o copypaste que representa um esforço adicional nos registos.
  • Apoio à Decisão Clínica: O apoio à decisão clínica é mais do que disponibilizar informação e alertas intrusivos durante o trabalho destes profissionais. Criar um sistema inteligente, dotado de conhecimento, que permita fazer uma monitorização ativa e que identifique o momento certo para apresentar a alarmística relevante para o caso particular do utente (como por exemplo quais os próximos passos do protocolo de cuidados; resultados de exames ainda não visualizados; interações de medicamentos; ...) pode ser um mecanismo relevante para a eficiência na prestação de cuidados de saúde e segurança dos doentes. O apoio à decisão é fundamental. Para tal, a existência de informação com a visão rápida e integrada do doente, a existência de uma única folha terapêutica ativa (apresentando as interações medicamentosas ou alergias) e a possibilidade de aceder a regras e avisos customizados são ferramentas de extrema importância.

A APCER é uma entidade de referência, que nos inspira a continuar a postar na excelência dos nossos processos e a trabalhar diariamente para obtermos a certificação noutros âmbitos.

Filipa Fixe

Filipa Fixe, Administradora Executiva da Glintt