Portugal (PT)
  • Destaques

    COVID SAFE para restabelecer a confiança

    Obtenha a sua marca COVID SAFE e restabeleça a confiança dos seus clientes, colaboradores e parceiros empresariais!

    A marca COVID SAFE garante o cumprimento, pelas organizações, das orientações das autoridades sanitárias e de trabalho relativamente à saúde e segurança no contexto da pandemia COVID-19.

    Ler mais.

Tagged em
02 Fev. 2021

Porquê escolher máscaras de uso social certificadas?

Em 2021, à semelhança do que aconteceu no ano anterior, é altamente recomendável e nalgumas situações, obrigatório, o uso de máscara.

Neste sentido, para que sociedade possa tomar uma decisão informada na seleção e aquisição de máscaras que protejam e ajudem no combate à Covid-19, foram publicados documentos normativos que especificam os requisitos que as máscaras sociais devem cumprir:

  • O documento CWA 17553:2020 Community face coverings contém os requisitos mínimos a nível Europeu para máscaras sociais, reutilizáveis ou descartáveis, para a conceção e desempenho de máscaras sociais Nível 2 (profissionais expostos a público) e Nível 3 (população em geral), os métodos de ensaio a realizar, regras para embalagem, marcação e informação para utilização.
  • O documento DNP TS 4575:2020 Máscaras para uso social, define os requisitos para a certificação das máscaras, que devem ser cumpridos pelos fabricantes que queiram certificar o seu produto – máscaras para uso social.

 

Podemos dividir o processo de certificação em duas etapas:

1ª Etapa: Realização de ensaios acreditados às máscaras de uso social

A APCER recomenda o recurso a laboratórios acreditados para os ensaios de Eficiência Filtração Bacteriana e Respirabilidade (Diferencial de Pressão), de acordo com a norma EN 14683:2019+AC 2019, como é o caso do Laboratório EQUILIBRIUM, com mais de 25 anos de experiência Laboratorial, com o qual tem estabelecido contactos no âmbito do processo de certificação. A norma DNP TS 4575:2020 requere ainda a realização de ensaios não acreditados, como a inspeção visual e resistência do ajuste para a cabeça.

Os ensaios são realizados de acordo com as normas em vigor, tendo em consideração o Controlo de Qualidade Interno e Ensaios Interlaboratoriais, no produto acabado e em embalagem original.

Nas máscaras de uso imediato – sem lavagens, deve ser adicionalmente realizado o ensaio acreditado no Laboratório EQUILIBRIUM, Estado da Limpeza Microbiana - Bioburden (ISO 11737-1: 2018).

2ª Etapa: certificação de máscaras de uso social

Posteriormente à realização dos ensaios, a APCER procede à avaliação do dossier do produto, que contém os resultados dos ensaios efetuados na 1ª etapa. Com a avaliação positiva, é concedida a certificação das máscaras. Saiba mais sobre esta certificação aqui.

As máscaras de uso social certificadas demonstram, assim, o cumprimento dos requisitos europeus e nacionais, transmitindo credibilidade, confiança e segurança a quem compra.

 

Cristina Carvalho | CEO | Equilibrium

Rita Sousa | Market Research Manager | APCER

 

Conheça as mais recentes certificações APCER

Download PDF

Conheça as mais recentes certificações APCER

Download PDF

Newsletter APCER

Receba todas as novidades por email

Fale connosco

Entre em contacto para pedido de informação ou proposta comercial

Este website utiliza cookies para melhorar a sua performance, análise de tráfego e otimizar a experiencia do utilizador. Ao usar este website, concorda com a sua utilização
Mais informação Concordo