Portugal (PT)
APCER selo

Pesquisa de Normas

Área de Certificação

Setor

Norma

APCER marca

SOLAS Peso Bruto Verificado

Determinação do peso bruto verificado pelo Método 2 / DL n.º 51/2016 / Deliberação nº 21/2017 do IMT

A Organização Marítima Internacional (IMO) publicou em 2015 alterações à Convenção SOLAS (Safety of Life at Sea), nomeadamente a que implica a obrigatoriedade de se verificar o peso bruto do contentor, sendo esta uma condição para a entrada de um contentor dentro do navio.

Estas regras implicam o seguinte:

  • O carregador/expedidor é responsável pela verificação do peso bruto do contentor. O expedidor pode autorizar que a pesagem seja feita por uma terceira parte;
  • A entrada de um contentor num navio que não tenha o peso verificado, constitui uma violação à Convenção SOLAS;
  • Existem 2 métodos que podem ser usados para determinar o VGM do contentor (VGM – Verified Gross Mass/ Peso Bruto verificado):
        - Método 1: requer a pesagem do contentor após o seu carregamento;
        - Método 2: requer a pesagem de toda a carga e restante conteúdo do contentor (paletes, material de estiva, etc.), adicionando depois o peso da tara do contentor.

Em ambos os métodos, o equipamento de pesagem deverá estar certificado e calibrado. No método 2, o procedimento de pesagem deverá estar igualmente certificado.

O Peso Bruto Verificado de cada contentor tem de ser enviado às companhias marítimas antes do carregamento a bordo dos navios, podendo cada armador estipular prazos e outros requisitos próprios para o envio da informação.

Área de Certificação Segurança e Saúde no Trabalho
Ações de formação em destaque
Estamos cá para o ajudar! Solicite mais informações ou uma proposta para prestação do serviço:

Newsletter APCER

Receba todas as novidades por email

Fale connosco

Entre em contacto para pedido de informação ou proposta comercial

Este website utiliza cookies para melhorar a sua performance, análise de tráfego e otimizar a experiencia do utilizador. Ao usar este website, concorda com a sua utilização
Mais informação Concordo