01 Out 2020

Resultados do ISO SURVEY 2019

Como é habitual, a ISO procedeu à recolha do número de certificados de Sistemas de Gestão emitidos pelas entidades certificadoras, acreditadas por Membros IAF MLA, durante o ano de 2019, tendo já publicado os resultados na sua página dedicada a este tema: https://www.iso.org/the-iso-survey.html

Em 2019 seguiu-se a metodologia de contagem dos certificados definida para o Survey de 2018, permitindo obter dados mais consistentes e efetuar uma comparação com os dados do ano anterior. Os resultados do ISO Survey contêm três conjuntos de dados:

• o número de certificados válidos para cada país, para as 12 normas de sistema de gestão ISO analisadas;
  • o número de locais cobertos pelos certificados para cada país, para as 12 normas de sistema de gestão ISO analisadas;
  • o número de certificados por setores e por país, para 10 normas de sistema de gestão ISO (a ISO 22000 e a ISO 13485 não contêm dados sobre setores).

Face a 2018, é percetível um aumento de 3,8% no número total de certificados válidos para as doze normas incluídas no Survey. Parte desta situação deve-se ao aumento da certificação ISO 45001 publicada em 2018 e, consequentemente, ao número limitado de certificações na edição anterior.

Em todas as normas foi possível verificar um maior número de certificados emitidos, sendo que nas duas mais representativas, ISO 9001 e ISO 14001, o aumento foi de 0,5% e 2% respetivamente, face ao número de certificados emitidos em 2018.