A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001 por um grupo de distribuidores do Reino Unido, com o objetivo de instaurar, de forma comum, processos de auditoria social e ajudar na melhoria contínua das cadeias de fornecimento.
De forma a partilhar os dados da auditoria e atuar como catalisador para melhorar as normas laborais dos seus fornecedores, este grupo de trabalho criou em 2004 a SMETA (Auditoria do Comércio Ético dos Membros Sedex).
A Sedex conta com uma base de dados de referência de auditorias éticas. Esta não contém apenas dados do programa SMETA, contém também dados de muitos outros programas de auditoria social, como por exemplo, BSCI, WRAP e SA8000.
O fabricante para ser auditado de acordo com este programa deverá preencher um questionário de autoavaliação Sedex e inserir o mesmo no sistema Sedex. Este sistema realiza uma avaliação de risco com base nos dados fornecidos identificando, caso aplicável, potenciais situações de descumprimento.
As Auditorias SMETA baseiam-se em 2 ou 4 pilares:
Esta auditoria foi desenvolvida com base no Guia das Melhores Práticas da SMETA (BPG) e em conformidade com a Iniciativa de Comércio Ético (ETI), um código básico que dita:
Estes 9 pontos foram desenvolvidos pelas convenções das Organizações Internacionais do Trabalho, que constituem a base do direito do trabalho em muitos países em nível mundial.
Tendo em consideração a auditoria de 2 pilares, a dos 4 pilares expande o alcance da revisão, que inclui requisitos ambientais e uma seção de práticas comerciais (ética nos negócios).
Demonstrar um compromisso ético e responsável;
Garantir condições de trabalho justas;
Evidenciar o cumprimento da legislação aplicável;
Estabelecer relações de longo prazo profícuas com fornecedores, clientes e outras partes interessadas;
Reforçar os valores da Marca.
Rapidez no planejamento da auditoria;
Emissão do relatório num curto prazo de tempo;
Auditores de elevada competência;
Gestor de cliente dedicado.